Muita dúvida está relacionada as diferenças e vantagens de automação de marketing e e-mail marketing. Baseado nisso separamos 4 tópicos para te explicar a diferença a vantagens de cada um deles.
1. Diferença temporal
Toda campanha de e-mail segue alguns passos padrões: partimos do princípio de que todos os destinatários possuem interesse naquele tema.
Já em um fluxo de automação de marketing: uma vez planejado o fluxo e criados os e-mails, todo lead que atingir determinado perfil de segmentação começa a receber imediatamente os e-mails daquele fluxo específico.
2. Diferença de estágio de compra
Para ser realmente eficiente, é necessário ter uma comunicação direcionada para os leads presentes em cada um dos momentos de compra. Esse momento de compra pode ser definido através das ações e informações que um lead fornece. Isso significa que ele receberá ofertas de meio e fundo de funil quando de fato for o momento para tal, resumindo: enviar o material certo, para os leads certos e no momento certo faz bastante diferença na eficiência e resultado das campanhas.
3. Métricas
Por serem muito segmentadas, as métricas da automação de marketing tendem a ser bem melhores que de campanhas tradicionais de e-mail
E-mails Entregues
Open Rate (Taxa de Abertura)
Taxa de Cliques (CTR)
Bounce
Descadastro
4. Resultados
Resumindo, devemos ter em mente que e-mail marketing e automação de marketing não são a mesma coisa. Na verdade, eles podem e devem trabalhar juntos para gerar mais e melhores oportunidades de negócio. A diferença crucial é que automação de marketing deve ser pensada como uma ação contínua que ocorre ao longo do tempo, e não um evento pontual como é o e-mail marketing. Também deve-se levar em consideração que a automação é uma poderosa ferramenta de vendas que influencia diretamente nos resultados da empresa.
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