Você pode até já ter ouvido falar sobre mídia espontânea ou earned media. Até porque, nos últimos tempos, o assunto tem sido recorrente entre especialistas de Marketing e empresários. Mas afinal, como isso pode ser aproveitado pela sua empresa e qual impacto uma mídia espontânea pode ter na sua marca?
Antes de te falar quais os benefícios que sua empresa terá ao conquistar mídia espontânea, é importante compreender a fundo o que de fato isso é. Earned media ou mídia espontânea é toda e qualquer menção em veículos de comunicação sem que tenha sido investido diretamente um único centavo para essa exposição. Este tipo de conteúdo não é criado pela empresa, mas sim pelos fãs ou outros usuários, podendo ter os mais diversos formatos.
O formato clássico da mídia espontânea é aquele em que uma marca aparece em algum veículo de comunicação, por meio de uma notícia, reportagem ou até mesmo comentário de algum colunista. Entretanto, como conquistar isso?
Ter profissionais conceituados falando sobre você, impõe mais respeito e sua organização passa a ser considerada como um diferencial entre os concorrentes. Seja para quem recebe a mensagem e vai comprar/investir ou para possíveis indicações. Com a mídia espontânea, você pode também se aproximar do seu público, demonstrando seus valores positivos e subjetivos, que muitas vezes não são visualizados.
Estamos falando de posicionamento de marca e compreender o que sua persona espera da sua empresa. Não é se vender por fazer o bem, mas sim, entender a importância disso para o fortalecimento da sua marca e, também, a necessidade de gerar um valor maior em uma sociedade que exige cada dia mais o consumo consciente.
Três palavras definem os impactos da mídia espontânea para as empresas: credibilidade, relacionamento e expansão.
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