Por definição, esse é o conjunto de ações de comunicação de uma empresa e tem como principal objetivo a divulgação de uma marca e de seus produtos, bem como o aumento do seu reconhecimento no mercado. Abaixo vamos ver os 4P’s do marketing.
1º P: Preço
Nessa fase é definido o preço do produto e deve ser considerado os custos de produção, margem de contribuição, lucros e demais variáveis que constituem o processo de precificação.
Esse é o único P que gera receita para o negócio diretamente, por isso, deve ser muito bem planejado.
2º P: Praça
Relacionado à distribuição do seu produto ou à área de cobertura do seu serviço, ou seja, aonde você vende.
Se você tem um comércio (físico), vai precisar conseguir um bom ponto na sua cidade, gerenciar estoque, estudar toda a logística que será necessária e todos os demais parâmetros que envolvem o local. Se for o caso de um e-commerce será necessário pensar em todos os canais e estratégias de divulgação on-line.
3º P: Produto
Produto ou serviço que a sua empresa entrega. São todos os atributos relacionados à sua oferta, sejam eles tangíveis, sejam intangíveis.
Uma das maiores preocupações do empresário nessa etapa é a demanda, e pesquisas são frequentemente utilizadas para identificar um público consumidor. Entretanto, se a sua empresa trabalha com algum produto inovador, o desafio é maior, pois será necessário criar uma demanda educando as pessoas e sugerindo novos comportamentos.
4º P: Promoção
O objetivo é fazer com que o seu futuro cliente saiba que você existe. Para isso será preciso investir em estratégias de divulgação.
Mas como aplicar esse marketing promocional?
O conceito de promoção dentro do marketing está relacionado à divulgação, portanto, quando tratamos de marketing promocional, estamos falando sobre os meios de tornar o seu empreendimento conhecido, então algumas perguntas devem ser feitas para direcionar a sua estratégia de promoção.
1. Com quem você está falando?
2. Quando e onde você pretende se comunicar com as pessoas?
3. Como os seus concorrentes promovem a própria marca e os seus produtos?
4. Quais são os canais mais utilizados pelo seu público?
Quais são os benefícios do marketing promocional?
1. Possibilidade de ativação de marca;
2. Crescimento da audiência;
3. Relacionamento mais direto com o público;
4. Maior número de vendas.
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