O Google Alerts é um serviço que detecta novos conteúdos indexados pelo Google, como páginas da web, notícias, artigos, posts de blog e etc., notificando os usuários cadastrados por e-mail. Resolvemos separar um passo a passo de como usar o Google Alerts para você começar o quanto antes.
1. Para criar um alerta, faça login em sua conta do Google e vá até a página: https://www.google.com/alerts.
Detalhando as opções disponíveis nessa página inicial, a primeira seção é a de “Meus alertas”, na qual você pode editar os alertas criados, se já tiver algum, definindo o horário em que deseja recebê-los por e-mail.
Também é possível marcar a opção “Digest”, que entrega as novidades relativas ao alerta em uma mensagem de e-mail única, com frequência que pode ser definida entre “no máximo uma vez por dia” e “no máximo uma vez por semana”.
A segunda divisão, “Eu na web”, sugere que você crie um alerta com seu próprio nome ou e-mail já cadastrados. Isso pode ser feito clicando no “+”.
Por fim, as “Sugestões de alertas” dão ideias de empresas, artistas, filmes e outros temas que são tendência na atualidade e sobre os quais você pode criar um alerta também com um clique.
2. Para criar um novo alerta, digite o termo desejado na busca. Convém escrevê-lo entre aspas para obter resultados precisos.
3. Ao fazer isso, você pode clicar em “Mostrar opções” e configurar seus alertas, definindo:
Frequência com que deseja recebê-los, fontes, idioma, região, quantos: “somente os melhores resultados” ou “ver todos” e enviar para endereço de e-mail que receberá os avisos.
A ferramenta também mostra uma pré-visualização dos últimos resultados para o seu termo que foram indexados pelo Google.
4. Feito isso, é só clicar em “Criar alerta”.
Comments