Se você está em busca de aumentar as vendas do seu supermercado, existem algumas estratégias que você deve conhecer.
As campanhas internas de incentivo de vendas são ferramentas tradicionais e poderosas. Quando bem utilizadas, ajudam o seu supermercado a aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, geram um engajamento maior dos colaboradores. Por fim, o seu varejo alcança melhores resultados e o seu time fica mais motivado.
1. Valorize e engaje o seu colaborador.
O primeiro passo para garantir que as campanhas internas sejam um sucesso é contar com um time que veste a camisa da sua marca. Afinal, de nada adianta você criar campanhas maravilhosas se os profissionais que estão na linha de frente da empresa não estão satisfeitos com o seu trabalho. São eles quem comandarão a campanha e poderão garantir que ela seja um sucesso.
É essencial ter uma comunicação clara e objetiva com o seu time, apresentando números, metas a serem batidas e os motivos das ações. É essencial que os profissionais sintam-se parte da empresa e saibam que cada um deles pode fazer a diferença.
Um time proativo, motivado, bem treinado e disposto a bater as metas é muito importante para o sucesso do seu varejo.
2. Defina quais serão as premiações das campanhas do seu supermercado.
Para que o seu time mantenha-se motivado é importante pensar em premiações que sejam relevantes para eles. Inclusive, antes de dar início à campanha, é possível até mesmo fazer uma enquete com os colaboradores perguntando o que eles gostariam de ganhar se fossem os vencedores.
Algumas sugestões que você pode dar de premiação são:
Cartões de débito/voucher com valores para gastar;
Cursos;
Viagens;
Cestas personalizadas;
Dinheiro;
Eletrônicos;
Eletrodomésticos;
Kits personalizados (kit de churrasco, kit de comida japonesa, entre outros).
3. Lance a campanha!
Para isso, é muito importante você já ter um prazo bem definido para a campanha. Já no lançamento, informe qual será o dia do encerramento e da premiação. Durante o período em que a campanha estiver acontecendo, aposte em comunicados internos para manter o time engajado.
4. Faça uma cerimônia de encerramento memorável e acrescente as campanhas internas na cultura do seu negócio.
Para premiar o vencedor, lembre-se de fazer uma cerimônia memorável, valorizando a dedicação que o time e/ou o profissional tiveram para chegar lá. Isso poderá despertar a vontade dos demais profissionais de participarem de maneira mais engajada das próximas campanhas.
Deixe claro que existirão novas campanhas internas e que, em algum momento, elas irão contemplar cada time. Se a primeira campanha foi exclusiva para o time de operadores de caixa, a segunda pode ser para o time de vendedores, a terceira para os profissionais que atuam no estoque, e aí por diante.
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