Anunciar no Google pode parecer um pouco complicado no começo, mas na realidade é bem simples, e não é uma barreira tão grande assim. O Google é atualmente uma das maiores mídias no mundo, e anunciar nele é uma ótima oportunidade para geração de tráfego para todos os tipos de site. Estar no começo do ranking do buscador é importante, pois a maior ocorrência de cliques dos usuários acontece ali.
Dentre as opções o anunciante pode escolher uma das diversas formas para criar sua divulgação e o custo varia conforme alguns tipos de formatos, que são:
CPC (custo por clique)
Para cada clique recebido, o anunciante paga um valor que varia segundo a concorrência da palavra-chave escolhida
CPM (custo por mil impressões)
O valor pago pelo anunciante é em relação ao número de vezes em que o anúncio foi visto pelos internautas, mesmo que eles não se tornem clientes depois
CPA (custo por ação)
O anunciante só paga se o usuário realizar alguma ação no site.
Vamos te explicar agora como anunciar via rede de pesquisas e via rede de display para que você já possa começar agora.
Anunciando na Rede de Pesquisa
Quando uma pessoa entra no Google ela normalmente já tem a intenção da busca, e essa é uma das grandes vantagens da Rede de Pesquisa, pois os anúncios vão aparecer para as pessoas que digitam aquilo o que você quer, ou seja a conversão nesse método é muito alta.
Com a Rede de Pesquisa você tem a oportunidade de aparecer junto aos resultados normais do buscador, então sempre que alguém pesquisa no Google e vê uma série de resultados vê juntamente alguns anúncios, esses pertencentes a de Rede de Pesquisa.
Para criar uma Rede de Pesquisas é fácil:
Vá em criar uma nova campanha, clicando no botão vermelho “+ campanha” e selecionando
De um nome para a campanha e escolha a configuração “padrão”
Defina o local em que o anúncio vai aparecer, clicando em “pesquisa avançada”. Dica: utilize esse recurso caso a segmentação por região faça sentido para o seu negócio. Por meio dele, o Google gera uma média de alcance de quantas pessoas estão pesquisando nesse local.
Defina uma estratégia de lance e um orçamento de campanha. Dica: aqui você decide quanto quer pagar por clique. Para testar a campanha, deixe-a no modo CPC manual e comece com lances e orçamento baixos.
Para colocar extensões no anúncio a dica é :por meio das extensões, você pode dar mais informações — como telefone, locais e endereços de cada empresa - para o usuário, caso haja mais de uma filial ou loja física. Use também a opção Site links para inserir mais páginas do seu site nos anúncios.
Crie grupos de anúncios. Dica: um grupo de anúncios contém um ou mais anúncios e um conjunto de palavras-chave relacionadas. Para melhores resultados, faça um grupo de anúncios para cada produto ou serviço da sua empresa, concentrando nele as palavras-chave e os anúncios.
Levante as palavras-chave relevantes e adicione ao grupo
Levante palavras-chave negativas Dica: exclua palavras que podem não fazer sentido para seu negócio.
Vá em criar anúncios e lembre-se coloque, no texto do anúncio, palavras-chave daquele grupo de anúncio para dar destaque na página de resultados do Google
Anunciando na Rede de Display
Geralmente, a Rede de Display tende a converter menos que a Rede de Pesquisa, pois nem sempre as pessoas estão interessadas naquilo que é oferecido em especifico no anúncio, porém um visitante direcionado através desta rede possui uma tendência consideravelmente maior a adquirir bens e serviços durante as suas buscas, pois seu perfil corresponde com o público-alvo destas empresas. Esse tipo de anúncio é bom para campanhas de remarketing pois, dessa forma, você irá impactar novamente, pessoas que já visitaram algum conteúdo seu, ou aquelas que estiverem próximas de realizar uma conversão.
Para criar uma Rede de Display é simples:
Crie uma nova campanha, clicando no botão vermelho “+ campanha” e selecionando
Escolha um objetivo de marketing da campanha
Defina o local em que o anúncio vai aparecer, clicando em “pesquisa avançada”. Dica: utilize esse recurso caso a segmentação por região faça sentido para o seu negócio. Por meio dele, o Google gera uma média de alcance de quantas pessoas estão pesquisando nesse local.
Defina uma estratégia de lance e um orçamento de campanha Dica: aqui você decide quanto quer pagar por clique. Para testar a campanha, deixe-a no modo CPC manual e comece com lances e orçamento baixos.
Colocar extensões no anúncio.
Criar grupos de anúncios e a dica é: teste diferentes formas de segmentação em grupos de anúncio diferentes
Selecione informações demográficas
Crie e faça upload do banner