Um site com web design responsivo é um site que é capaz de se adaptar à tela em que está sendo usado, independentemente de qual dispositivo ele é aberto. O website é reformatado automaticamente para proporcionar ao usuário uma melhor experiência adequada ao dispositivo, além de oferecer ao seu site vários benefícios, além de estar em conformidade com as recomendações do Google.
Foi relatado no final de 2016 que o uso da Web para dispositivos móveis ultrapassou o desktop pela primeira vez, demonstrando quantas pessoas navegam em seus smartphones.
Por esses motivos, é importante que você invista em um site com design responsivo e que sua empresa tenha um website que funcione bem em um smartphone ou em outras telas de dispositivos móveis, devido à enorme quantidade de pessoas que poderiam estar usando seu website por meio de um smartphone ou tablet.
Além disso, o Google introduziu recomendações em 2015 relacionadas ao design responsivo da web e começou a recompensar sites totalmente otimizados para plataformas móveis. Desde então o Google usa a compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação nos resultados de pesquisa. Mais recentemente, o Google deu um passo adiante e implementou estratégias de indexação para dispositivos móveis. Bases de indexação baseadas em dispositivos móveis classificam e indexam a partir da versão móvel de um site, em oposição à versão desktop.
Com um site responsivo, todo o conteúdo e as páginas são flexíveis em todas as resoluções e dispositivos de tela. Quer você esteja visualizando um site em seu smartphone ou notebook, ele será unificado e fácil de navegar, apesar dos diferentes tamanhos de tela. Proporcionando uma ótima experiência para o usuário, o design responsivo significa que o usuário pode ler e navegar pelo site com o mínimo de redimensionamento e rolagem.
O design responsivo pode melhorar a experiência do usuário, o que se traduz em percepção positiva de sua marca e negócio.
Se seu cliente puder acessar seu website facilmente em todas as plataformas, é mais provável que ele retorne para você em busca de mais negócios no futuro e, provavelmente, signifique uma taxa de conversão mais alta para seu website. Em um mundo em que tanto tráfego vem de dispositivos móveis se tornar fundamental este quesito.