top of page

Comunicação digital para pequenas e microempresas - Portal MSN.COM


Comunicação digital é opção vantajosa para pequenas e microempresas.

 

Possuir uma boa estratégia de comunicação é um grande diferencial para empresas de qualquer porte. Afinal, atrair clientes em tempos de concorrência acirrada é algo que exige planejamento, o que pode ser o primeiro passo para a prosperidade do negócio. “Uma boa identidade visual, aliada ao correto uso das ferramentas de comunicação, confere uma imagem de profissionalismo para os empreendimentos menores ou que estão iniciando, e isso traz credibilidade e clientela”, afirma Jonathan Souza, sócio da Publicidade Popular, uma agência de comunicação especializada em atender micro e pequenos empreendimentos.

Atualmente, um trunfo para quem não tem muito capital para investir em marketing é a comunicação digital, usada por empresas de todos os segmentos e tamanhos. Um bom site, campanhas de e-mail marketing e, principalmente, as redes sociais têm o poder de levar qualquer marca ou produto a públicos de locais que ela dificilmente alcançaria offline. “Uma pequena empresa do ramo da moda, por exemplo, consegue fazer uma campanha bastante segmentada para o seu público-alvo com um custo mais baixo em relação à publicidade convencional”, comenta Souza. “Os micro e pequenos empresários geralmente têm uma margem para investimento em comunicação que não permite erros, por isso, as ações devem ser muito eficientes. Esses resultados podem ser alcançados e quantificados nos meios digitais”, explica o empresário.

Segundo Souza, atualmente metade das micro e pequenas empresas do Brasil não têm site. Em outros casos, o espaço é antigo e desatualizado. “Em algumas situações recomendamos que se o dono da empresa não tiver tempo para atualizar um espaço digital, que ele delegue essa função para alguém de sua equipe ou contrate uma empresa especializada para isso. Se nenhuma das opções for possível, talvez seja melhor o empreendedor esperar um pouco para utilizar esses meios, pois um canal de comunicação desatualizado passa uma imagem negativa”, esclarece o publicitário.

O primeiro passo para as micro e pequenas empresas iniciarem um planejamento em comunicação é estabelecer sua identidade visual, ou seja, como a marca deverá ser usada em suas diversas aplicações (cores, tamanhos e tipos de letra). Conhecer bem o público e arquitetar um planejamento direcionado para sua clientela específica é importantíssimo para o sucesso da ação. Estar sempre presente nas redes sociais, seja para para responder dúvidas ou atender solicitações, além de estar atento à linguagem utilizada, é indispensável para o funcionamento da estratégia traçada.

“Há dez anos o microempreendedor tinha as fronteiras regionais para atender os clientes (vendia apenas para o seu bairro, por exemplo). Atualmente, com as mudanças da comunicação da economia, é possível que um empreendedor atinja muitas pessoas fora da região dele, por isso, uma boa estratégia de comunicação pode ser uma das chaves para o sucesso e crescimento da empresa”, finaliza Souza.

bottom of page