Muitas empresas quando iniciam a divulgar a marca na internet ficam entre um site e um blog. Alguns contratam diretamente uma empresa para criação de sites e outros criam seus próprios blog com a ideia de economizar e mesmo assim aparecer. Mas afinal, o que é melhor? Empresa deve ter blog? Abaixo respondemos algumas dúvidas que muitos empresários tem.
Qual a diferença entre um blog e um site?
O site, quando tratado de forma institucional e não promocional, é apresentação da sua empresa, em um formato formal que passa o conceito e identidade que a sua empresa tem. O site é a sua vitrine na internet, e a impressão que o usuário vai ter da sua empresa terá como base a qualidade do seu site.
O blog, por outro lado, é um meio campo entre seu site e as redes sociais, é um ambiente de conteúdo. Nele, você deve ter conteúdo que seja relevante para o público alvo da sua empresa, afim de gerar engajamento.
Qual a vantagem em ter um blog?
O blog possui duas características que podem ajudar a sua empresa na internet:
a) Engajamento do Público Alvo: Através de conteúdo relevante, você pode ter usuários que fiquem interessados pela sua empresa e sigam a marca. O blog pode fazer com que clientes admirem a sua marca, através da presença que é gerada com o conteúdo.
b) Relevância no Google: Para otimizar o resultado orgânico do seu blog no Google, a melhor forma é conteúdo. O Google da relevância para quem tem conteúdo, e não para quem sabe botar palavras chaves no corpo do site.
Qual a vantagem em ter um site?
O site agrega credibilidade ao seu negócio. Dentro dele, você pode contar mais sobre sua empresa e envolver o cliente com chamadas publicitárias e conteúdo promocional. O site é um local em que você criar a experiência do usuário, diferente do blog, é você que define como o usuário tem acesso a informação X e como ele deve navegar no site.
Que tipo de empresa deve ter um blog?
Todas, desde que seja atualizado com frequência e com conteúdo relevante.
Que tipo de empresa deve ter um site?
Todas, mesmo que seja estático e sem conteúdo promocional. Quem não está na internet não existe.