"Como faço para divulgar o meu negócio?"
Essa é a pergunta que assombra todos empresários e, quando digo todos, isso inclui também publicitários.
A propaganda existe no mundo há quase dois séculos, e desde seu nascimento, não para de crescer. Já foi utilizada como meio para eleição de ditadores, venda enganosa, trapaças e desrespeito ao consumidor e outras empresas. Com tudo isso ao longo de 200 anos, todos nós cansamos de propaganda, inclusive na internet, que desde o início começou com os irritantes pop-ups.
Com os dados acima, vemos que divulgar não é tão simples assim, pois além de acertar o veículo, temos que fazer algo atrativo e legal. Hoje em dia, quando não se trabalha divulgação de massa, pensamos em divulgação de duas formas:
1) Relacionamento: Toda empresa deve ter um cadastro com seus clientes, e lembrando o que falamos em um post passado, é mais fácil um cliente comprar novamente do que conquistar um novo.
2) Conteúdo: Esse é o princípio que grandes empresas de tecnologia utilizam para divulgação, como o Google e o Facebook. Por exemplo, no Google Adwords, você está divulgando o seu negócio para quem está procurando o que você faz.
Se você possui verba para investimento e um público alvo bem amplo, sempre é recomendável a utilização de meios de massa, como rádio, televisão, panfletagem, etc. Caso sua verba seja limitada, divulgação através de relacionamento e conteúdo para quem procura o seu produto/serviço é uma boa solução.
Para uma divulgação eficiente, você deve gerar um conteúdo atrativo para o consumidor, sem poluição visual, vantagens ilimitadas impossíveis e/ou promessas que você não pode cumprir.
Divulgação só funciona realmente quando o seu efeito é continuo, isso é, quando aquela pessoa que foi atingida continua conectada com a sua empresa e permanece comprando.